Educação alimentar e nutricional aplicada à um grupo de idosos participantes de um programa social, por meio de atividades lúdicas e palestras.

Letícia Petean Trazzi de Souza Mariano, Patrícia Ferri da Silva, Thaysla Samile Alves da Silva, Francieli Oliveira da Silva, Adriane Cristina Garcia Lemos

Resumo


A população idosa aumenta a cada ano no Brasil. A educação nutricional é fator importante para auxiliar as pessoas ao consumo de alimentos saudáveis, melhorando a qualidade de vida. O trabalho teve como objetivo promover a educação alimentar e nutricional, de um grupo de idosos participantes de um programa desenvolvido pela UNITOLEDO, que integra a prática de atividades físicas com acompanhamento nutricional, realizado pelos próprios alunos da instituição. Foram aplicados questionários com perguntas simples, ministrada uma palestra e realização de duas dinâmicas em grupo para analisar os conhecimentos prévios dos participantes. Todos os idosos mostraram conhecimento satisfatório antes mesmo da realização das atividades. As atividades lúdicas aplicadas foram o Bingo dos alimentos, onde uma cartela de bingo composta por figuras de alguns alimentos foi entregue a cada participante, marcavam as figuras dos alimentos de acordo com as questões realizadas pelo grupo de palestrantes. A segunda dinâmica foi a atividade de Montagem dos pratos, figuras de alimentos impressas em papel colorido foram distribuídas aos idosos que após se reunirem, fizeram a montagem de um prato saudável de acordo com os conhecimentos obtidos. Pode-se concluir que o acompanhamento correto das pessoas permite o acesso as informações de alimentação saudável e exercícios físicos, favorecendo o conhecimento e promoção da saúde para a população da terceira idade.


Palavras-chave


educação nutricional, terceira idade, alimentação saudável, exercícios físicos.

Texto completo:

PDF

Referências


Ahn JA, Park J, Kim CJ. Effects of an individualised nutritional education and support programme on dietary habits, nutritional knowledge and nutritional status of older adults living alone. J Clin Nurs. 2018;27(9-10):2142-2151. doi:10.1111/jocn.14068.

BRANDÃO, Aline Ferreira et al. Educação nutricional para idosos e seus cuidadores no contexto da educação em saúde. VITTALLE-Revista de Ciências da Saúde, v. 22, n. 1, p. 27-38, 2010.

CONTENTO, Isobel et al. The effectiveness of nutrition education and implications for nutrition education policy, programs, and research: a review of research. Journal of nutrition education (USA), 1995.

CRISCUOLO, Carolina. Contribuição da educação nutricional junto a um grupo de idosos. 2009.

IBGE. Total de pessoas de 0 a 14 anos, 15 a 29 anos, 55 anos ou mais e 60 anos ou mais. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0&cat=-1,-2,-3,8,128,129&ind=4711. Acesso em: 3 set. 2020.

ROCHA, Mônica. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.