O DÉFICIT NA EXECUÇÃO DAS SENTENÇAS PROFERIDAS PELA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS FRENTE AO SISTEMA BRASILEIRO

Beatriz Pereira Junqueira, Lorraine Correa de Melo

Resumo


Este artigo científico teve como foco realizar uma breve explicação sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos e analisar a execução das sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Brasil, bem como a falta de mecanismos aptos a concretizá-las e efetivá-las. O objetivo, portanto, é demonstrar a falta de uma norma regulamentadora no âmbito doméstico do país que discipline e obrigue o cumprimento das sentenças internacionais, de forma a acelerar o processo de efetivação das decisões, juntamente com a fiscalização por parte do referido Tribunal Internacional para uma consagração dos direitos contidos e protegidos pela Convenção Americana sobre Direitos Humanos.


Palavras-chave


Sistema Interamericano de Direitos Humanos; Cumprimento das Sentenças; Efetivação.

Texto completo:

PDF

Referências


CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Ximenes Lopes versus Brasil. Sentença. 2006. Disponível em: < http://www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/seriec_149_por.pdf>. Acesso em dez 2016.

MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Curso de Direito Internacional Público. 2ª ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

PEREIRA, Marcela Harumi Takahashi. Cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no âmbito interno. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XII, n. 67, ago 2009. Disponível em: . Acesso em dez 2016.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e Direito Constitucional Internacional. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

RESENDE, Augusto César Leite de. A executividade das sentenças da corte interamericana de direitos humanos no Brasil. Revista de Direito Internacional, Brasília, v. 10, n. 2, p. 225-236, 2013.

ROSATO, Cássia Maria e Correia, Ludimila Cerqueira. Caso Damião Ximenes Lopes: Mudanças e desafios após a primeira condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. 2011. Disponível em: < http://www.conectas.org/pt/acoes/sur/edicao/15/1000169-caso-damiao-ximenes-lopes-mudancas-e-desafios-apos-a-primeira-condenacao-do-brasil-pela-corte-interamericana-de-direitos-humanos>. Acesso em dez 2016.

SALZBERG, Damián A. González. A Implemetação das Sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos na Argentina: uma análise do vaivém jurisprudencial da corte suprema de justiça da nação. 2011. Disponível em: . Acesso em ago 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.