INTERVENÇÕES DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO

Jade Antunes Cardoso

Resumo


Esse artigo visa analisar as interferências do Sistema Interamericano de Direitos humanos nos casos de violação aos direitos humanos ocorridos dentro do sistema carcerário brasileiro. Além disso, busca um ideal de conscientização e informação sobre as agressões e injustiças ocorrentes dentro do território nacional.


Palavras-chave


Direitos Humanos; Comissão; Corte; violações

Texto completo:

PDF

Referências


• CONVENÇÃO Americana Sobre Direitos Humanos, CIDH. Disponível em: . Acesso em 8 de outubro de 2016.

• RESOLUÇÃO da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Assunto: Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Disponível em: . Acesso em 8 de outubro de 2016.

• FOTOS expõem superlotação e ‘cela castigo’ em Pedrinhas, BBC Brasil. Disponível em: . Acesso em 9 de outubro de 2016.

• RESOLUÇÃO da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Assunto: Penitenciária Urso Branco. Disponível em: . Acesso em 10 de outubro de 2016.

• PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

• RELATÓRIO da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Porto Velho e Justiça Global. Presídio Urso Branco: A Institucionalização da Barbárie. AMOEDO, Estrela Dalva; DANDOLIN, Gustavo; BARAUSSE, Paulo Tadeu; DE CASTRO, Fabianny; CARVALHO, Sandra; CALDAS, Andressa; LIRA, Renata; GARCIA, Luciana; MELO, Tamara; RIBEIRO, Camilla; DIAS, Rafael; POPOWSKI, Débora; DELGADO, Fernando. Porto Velho/Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: < http://www.dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_jg_ro_urso_branco_2007.pdf>; Acesso em 30 de outubro de 2016

• RESOLUÇÃO da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Assunto: Adolescentes privados de liberdade em unidades de atendimento socioeducativo de internação masculina do estado do Ceará, referente ao Brasil. Disponível em < https://www.oas.org/es/cidh/decisiones/pdf/2015/MC60-15-PT.pdf>; Acesso em 15 de dezembro de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.