PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL ADICIONADA DE AVEIA (Avena sativa)

Ana Laura Payá, Letícia Garcia, Michel Douglas Cosmo Cunha, Nathália Marine Crespi, Vitória Castilho de Angellis, Juliene Navas Leoni, Priscilla Aparecida Vieira de Moraes

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um projeto referente as etapas de fabricação de uma cerveja artesanal intitulada UniBreja, proposto como Projeto Integrador do 5º Semestre de Engenharia de Produção do Centro Universitário Toledo – Araçatuba/SP, e demonstrar as mudanças com a adição de aveia na receita, mesclando conhecimentos ministrados nas disciplinas de Planejamento Estratégico e Estratégias de Produção e Gestão e Desenvolvimento de Produtos. A cerveja produzida foi uma Cream Ale com adição de aveia, trazendo assim uma nova opção ao amplo mercado cervejeiro. A produção foi feita no laboratório de gastronomia da Universidade Uni Toledo, passando pelos processos de mosturação, cozimento, decantação, filtração, fermentação, envase, maturação, primming e armazenamento. O planejamento e métodos estabelecidos proporcionaram um produto de alta qualidade para o público universitário consumidor de cerveja desta instituição.

Palavras-chave


Planejamento Estratégico, Desenvolvimento de Produto, Cerveja Artesanal.

Texto completo:

PDF

Referências


BAMFORTH, C. W. Beer – A quality perspective. USA: Elsevier, 2009.

VENTURINI FILHO, W. G. Tecnologia de Bebidas: Bebidas alcoólicas. v.1. São Paulo: Blucher, 2010.

BLEIER, B. et al. Craft Beer Production. University of Pennsylvania. Filadélfia: editor, 2013. 565 p.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo. A transformação das pessoas em mercadoria. Editora

TOZETTO, Luciano Moro. Produção e caracterização de cerveja artesanal adicionada de gengibre (Zinguiber offinale). 2017, 77 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2017.

DE ALMEIDA, Beatriz Coelho. Efeitos biológicos do lúpulo: Resultados de ensaios clínicos em humanos. 2017, 28 f. Dissertação (Graduanda em Ciências da Nutrição) – Universidade do Porto, 2017.

CONHEÇA os cereais usados na cerveja além da cevada. GLOBO, 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/especial-publicitario/somos-todos-cervejeiros/noticia/2016/09/conheca-os-cereais-usados-na-cerveja-alem-da-cevada.html> Acesso em: 20, set. 2019.

DO bar para o laboratório, como a cerveja passou a ser estudada em universidades no Brasil. BBC Brasil, 2018. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/amp/brasil-43324823> Acesso em: 22, set. 2019.

MATOS, Ricardo Augusto Grasel. Cerveja: panorama do mercado, produção artesanal, e avaliação de aceitação e preferência. Florianópolis/SC. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. 2011.

SANTOS, A. M. Estudo das influências da complementação de nutrientes no mosto sobre o processo de fermentação alcoólica em batelada. 2008. 77 f. Tese (Doutorado em Química e Biotecnologia) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió. Disponível em: Acesso em: 2 out. 2019.

McNAIR, C. J.; LEIBFRIED, K. H. J. Benchmarking: uma ferramenta para a melhoria contínua. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

MORADO, R. Larousse da cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009. p. 357.

BUSCH, J. More Beer. 2015. Disponível em: Acesso em: 8 out. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.