ANÁLISE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO PARA A CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA NO SETOR MOVELEIRO

Sueli Souza Leite, Beatriz Pereira Marques Silva, Bruno Lopes Francisco, Giovane Favareto Tavares, Gláucia Silva Maioli, Renam Fernando Araujo Assis, Juliene Navas Leoni, Priscilla Aparecida Vieira Moraes, Sergio Ricardo Mazini

Resumo


Os conceitos do Planejamento Estratégico (PE) e do Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), quando associados, podem resultar no trinômio, produtividade, qualidade e flexibilidade, que são fundamentais para a organização e gerenciamento do desenvolvimento de uma empresa ou produto. O objetivo deste artigo foi aplicar tais conceitos, criando uma empresa no setor moveleiro, juntamente com a fabricação de um móvel.  Com a aplicação do PE e PCP, foi possível criar a empresa Transformers Solutions, localizada na cidade de Araçatuba-SP e uma estante versátil e funcional, com qualidade e design atrativo. 

 


Palavras-chave


Planejamento Estratégico (PE); Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP)

Texto completo:

PDF

Referências


BOLJWIN, P. T. e KUMPE, Manufacturing in the 1990's: Productivyty, Flexibility and innovation. Long range planning, united Kingdom:v. 23 n.4, 44-57, 1990.

CUNHA, G. C; BUSS, C. ECHEVESTE, M. E. Desenvolvimento de Produto. Material de Suporte mestrado em Engenharia de Produção, UFRGS, Porto Alegre, 2003

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento Estratégico. 2ªed. Editora: Elsevier/2009-RJ

COOPER,R.G. Winning at new products: accelerating the process from ide ato launch.3rd.Cambridge, Mass: Perseus, 2001.

DRUCKER, Peter. A organização do futuro: como preparar hoje as empresas de amanhã. 2. ed. Sao Paulo: Futura, 1997. p. 47.

KAMINSKI, P. C. Desenvolvimento de produtos com planejamento, criatividade e qualidade. CTC: Rio de Janeiro, 2000.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. Trad. Bazán Tecnologia e Lingüística. São Paulo: Prentice Hall, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.