A LEITURA NA PRIMEIRA INFANCIA E A FORMAÇÃO DE LEITORES

Cintia de Toro Sato

Resumo


As crianças já chegam na educação infantil com conhecimentos prévios que devem ser levados em consideração pelo professor, sendo esse período relevante para o desenvolvimento das habilidades e aquisição de conhecimentos, pois tudo é novidade. Assim, a primeira infância é a fase propicia para que a criança seja apresentada ao mundo das letras e vivencie experiências significativas, se a leitura for uma atividade rotineira, é provável que o habito seja cultivado ao longo do seu crescimento. Sendo assim, o professor tem papel fundamental, pois é um mediador no processo da leitura, mostrando os caminhos que o aluno poderá percorrer, contudo os pais são essenciais, já que a leitura deve ser intensificada no dia a dia da família. Desse modo, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, a fim de evidenciar a importância da leitura na primeira infância e na formação de leitores.


Palavras-chave


Leitura; Primeira infância; Formação de leitores; Ensino; Educação Infantil.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de mundo (v. 3). Brasília: MEC/ SEF, 1998.

BRITO, D.S. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela – Periódico de Divulgação Cientifica da FALS/FPG, Praia Grande, v.1, n.8, p. 1-35, 2010.

COLOMER, T. Andar entre Livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

FONSECA, E. Interações: com olhos de ler, apontamentos sobre a leitura para a prática do professor da educação infantil. São Paulo: Blucher, 2012. –(Coleção InterAções).

FREIRE, P. A pedagogia da autonomia. São Paulo. Paz e Terra, 1999.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, 2014.

GONÇALVES, D.S.N. A importância da leitura nos anos iniciais escolares, 2013. 20f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, São Gonçalo. 2013.

GROSSI, G. P. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, SP, n° 18, abr. 2008.

KRIEGL, M. L. S. Leitura: um desafio sempre atual. Revista PEC, Curitiba. 2002

KRUG, F.S. A importância da leitura na formação do leitor. REI. Revista de Educação do IDEAU, v. 10, p. 1-14, 2015.

LERNER, D. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MACHADO, A.M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

MARTINS, M. H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.

NUNES, I. et al. A importância do incentivo à leitura na visão dos professores da escola Walt Disney. In.: Revista eletrônica online. Editora: REFAF –, 2012.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

REYES, Y. A Casa Imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.

RIBEIRO, A.B. O papel da biblioteca escolar na formação do leitor. 2007. 17 f. Monografia (3) – Curso de Biblioteconomia, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasilia, Brasilia, 2007.

SAMPAIO, R.F.; MANCINI, M.C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidencia cientifica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v.11, n. 1, p. 83 -89, jan. /fev. 2007.

SANDRONI, L.C. MACHADO, L.R. Crianças e o livro: guia prático de estímulo à leitura. São Paulo: Ática, 1991.

SATO, C.T. A leitura no cotidiano escolar e o papel do professor no desenvolvimento do aluno. REVISTA PEDAGOGIA - UFMT, v. 8, p. 91-98, 2018.

SILVA, E.T. Leitura na escola e na biblioteca: 8. Ed. Campinas: Papirus, 2003.

SOARES, M. A Importância da Leitura no Mundo Contemporâneo. E-Revista ISSN 1645-9180, Nº 16, OZARFAXINARS. Fev. 2010.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. São Paulo: Artmed, 1998.

SMITH, F. O Letramento na educação escolar: desfazendo alguns mitos. In: DE CARVALHO, Maria Angélica Freire. Prática de leitura e escrita. Brasília: Ministério da educação, 2006.

VARGAS, R.D. Desenvolvimento do gosto pela leitura na primeira infância: projetos escolares, 2009. 46f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade de Brasilia, Brasilia. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.