A IMPORTÂNCIA DO COMUNICADOR NAS ORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE DO PROCESSO COMUNICACIONAL DA INDÚSTRIA DE CALÇADOS INFANTIS BRINK

Amanda Lino

Resumo


A proposta deste trabalho é abordar a importância do profissional da comunicação nas organizações do segmento calçadista por meio da análise do processo comunicacional da indústria de calçados infantis Brink, de Birigui (SP), município vizinho de Araçatuba e que carrega o título de capital nacional do calçado infantil. Considerada uma das principais em funcionamento do setor no município, a empresa possui um fluxo intenso de informações em seus ambientes internos e externos, porém não conta com um profissional específico para trabalhar sua comunicação. Analisaremos as consequências deste cenário e o que pode ser feito para conquistar melhorias na comunicacional da organização.

Palavras-chave


comunicação organizacional; processo comunicacional; polo calçadista; calçado infantil

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Antonio; DUARTE, Jorge (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BAUMAN, Zygmunt; BORDONI, Carlos. Estado de crise. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

BRINK CALÇADOS INFANTIS. Disponível em: Acesso em: 20 de jul. de 2016.

BRITO, Sônia de. Fundamentos da comunicação nas organizações. In: Santos, C. M. R. G. (Org.). Estratégias Competitivas: comunicação, inovação e liderança. Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015. p. 8-17.

ECONOMIA. Coleção Birigui 100 anos. 6. ed. Birigui: Somos, 2011.

INDÚSTRIA A PASSOS LARGOS. Birigui 100 anos. Birigui: Somos, 2011.

KUNSCH, M. M. K. (Org.). Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. 1. ed. São Paulo: Summus, 2016.

KUNSCH, M. M. K. Novos desafios para o profissional de comunicação. Disponível em: < http://www.unifacs.br/upload/graduacao/rp/ABERJE%20%20Novos%20Desafios%20para%20os%20Profissionais%20de%20Comunica%C3%A7%C3%A3o.pdf> Acesso em: 26 de jul. de 2016.

MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. 2. ed. São Paulo: Manoele, 2009.

NASSAR, Paulo; FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2006.

SAAD, Beth. Prefácio. In: TERRA, Carolina Frazon. Mídias sociais... e agora?: o que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais. 1. ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2011. p. 9-11.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO CALÇADO E VESTUÁRIO DE BIRIGUI. Disponível em: Acesso em: 25 de jul. de 2016.

TERRA, Carolina Frazon. Mídias sociais... e agora?: o que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais. 1. ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.