DESIGN BRASILEIRO E MPE’s

Maiara de Oliveira Santos

Resumo


O Design ainda não é tão difundido no Brasil, principalmente quando se envolve empresas de pequeno e médio porte. Diante dessa situação o presente artigo realiza uma reflexão a respeito de como o Design foi incentivado no país e a sua relação com o crescimento das empresas. Mostra ainda exemplos de empresas que tiveram sucesso com a implantação do design como uma ferramenta não só de inovação em produtos, mas também como ferramenta de gestão de empresas.

Palavras-chave


Design; gestão; Pequenas empresas

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDES, Maurício; KAULING, Graziela. Análise da Inserção da Gestão do Design em Empresas de Confecção da Região do Vale do Araranguá – SC. Disponível em: . Acessado em: 11 fev. 2012.

BONI, Cláudio Roberto. Diretrizes para o uso da gestão de design a partir de um diagnóstico setorial das microrregiões de Araçatuba e Birigui do Estado de São Paulo. 2015. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015. Disponível em: .

CASTRO, Maria Luiza A. C. BRAGA, Juliana Cardoso. Políticas públicas de design: a construção da relevância do tema no Brasil. Revista Espaço Acadêmico. N. 128. 2012.

COELHO, Luiz Antônio. Design Método. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Teresópolis: Novas Ideias, 2006.

FREO, Marina Del. Diferenças entre arte e design. 2011. Disponível em: . Acessado em: fev. 2012.

FORTY, Adrian. Objeto de desejo – design e sociedade desde 1750. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Cosac naify, 2007.

LANDIM, PC. Design, empresa, sociedade [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 191 p. ISBN 978-85-7983-093-8. Disponível em: . Acessado em: abr. 2013.

MINUZZI, Reinilda de Fátima Berguenmayer; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Teoria e Prática na Gestão do Design. Disponível em: . Acessado em: 11 fev. 2012.

MORAES, Dijon De. Limites do Design. 3 ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999.

NOGUEIRA, Cristine. Design: tempo e lugar. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Teresópolis: Novas Ideias, 2006.

ROVERE, Renata Lébre La. Perspectivas das micro, pequenas e médias empresas no Brasil. Grupo de Economia da Inovação – Instituto de Economia da UFRJ, 2000.

SANTOS, Suely Xavier dos; GOUVINHAS, Reidson Pereira. Metodologia de inserção do design: uma ferramenta sustentável para o desenvolvimento de produtos em micro e pequenas empresas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 26., 2007. Anais... Foz do Iguaçu: 2007. Disponível em: . Acessado em: 11 fev. 2012.

UEDA, Edilson Shindi. Designers Industrial e Inovação em serviçõs Eco-eficientes. 3º CIPED – Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro: Anped, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.